-
Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa
- Ano: 2009
-
Fotografias:Manuel Aguiar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção é constituída por dois corpos, perpendiculares entre si, destinados a habitação, além de um terceiro corpo de apoio à piscina.
Trata-se de uma casa que pela sua volumetria aparenta ter 2 pisos, embora se distribua quase exclusivamente num só. O volume das salas, com um pé direito duplo que abriga igualmente o escritório e a galeria que se situam no primeiro andar, confere-lhe uma outra dimensão volumétrica.
The volume of the living rooms is marked, to the south, by the horizontalness of the concrete canopies that serve as brise-soleils. The highest structure, co
O volume das salas é marcado, a Sul, pela horizontalidade conferida pelas palas em concreto que servem de quebra sol.
O corpo mais alto, composto por rés-do-chão e andar, orienta-se no sentido Norte/ Sul e é onde se localiza a zona social da habitação (Salas, cozinha e escritório).
O segundo corpo, perpendicular ao anterior, é constituído apenas por rés-do-chão, e recebe toda a área íntima da habitação, bem como a área de serviço. A Nascente abre-se sobre um espelho de água que separa o terraço dos quartos do jardim.
Existe ainda um terceiro corpo de volumetria mais baixa (que serve de apoio à piscina), que surge como uma espécie de “filtro” entre o exterior e a habitação, bastante fechada a Norte.
Com uma área social rasgada a Sul, a casa tem a Nascente a área íntima, com os quartos todos voltados para um pequeno pátio e um espelho d’água.
Os espigueiros vizinhos pontuam a vista a Sul e a Poente.